Psicologia

Por que um psicólogo na oncologia?

O câncer é uma doença que traz diversos impactos psicológicos a serem enfrentados pelos pacientes e familiares do início ao fim do tratamento oncológico. Ao serem diagnosticados com câncer, é natural que os pacientes tenham dúvidas e medos, pois estão vivendo uma situação nova. Às vezes, com o diagnóstico, o tratamento e a nova rotina, alguns planos podem mudar, e com isso vem a sensação de que tudo está mais difícil. Por isso, o auxílio de um psicólogo neste período é de extrema importância.

O psico-oncologista é o profissional especializado na escuta qualificada, que, por sua vez, realiza o acolhimento, de forma individual, do paciente durante o período de tratamento oncológico para oferecer suporte emocional, favorecendo autonomia e o enfretamento, diminuindo o impacto da doença e do tratamento na qualidade de vida.

A Care oncologia traz como diferencial a priorização do bem-estar integral dos nossos pacientes e a possibilidade do atendimento psicológico durante toda a jornada em nosso serviço.

Quando é indicado atendimento psicológico para os pacientes oncológicos?

O atendimento psicológico é indicado a todos os pacientes com diagnóstico de câncer. Dessa forma, é possível identificar antecipadamente alterações emocionais ou até mesmo preveni-las. E, assim, auxiliar no enfrentamento da doença, o que reduz o impacto negativo na vida do paciente e de seus familiares, os quais estão se deparando com uma doença permeada de estigmas e tabus. Além disso, o atendimento é especialmente indicado para pacientes com baixa aderência ao tratamento. O psicólogo tem uma escuta sem julgamentos para compreender e acolher os temores relacionados à doença e ao tratamento.

Ter um profissional com quem se possa conversar sobre suas angústias em um “espaço seguro”, também é um passo importante para a melhora física e emocional.