O que é Câncer de Mama
dezembro 8, 2021
Exibir tudo

Tipos de Câncer de Mama

Quando falamos em câncer de mama, estamos abordando o assunto de uma forma abrangente.

A verdade é que o câncer de mama pode se apresentar de diversas formas: existem diversos tipos de câncer de mama e os sintomas podem ser os mais variados, não havendo, portanto, uma receita única para o tratamento – cada caso requer uma abordagem específica.

Vamos continuar a leitura deste artigo! Neste conteúdo você vai conhecer um pouco mais sobre os tipos de câncer de mama mais comuns e com essa doença pode se manifestar.

TIPOS DE C NCER DE MAMA

O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para detectar a doença em sua fase inicial, quando está restrita a uma região específica do corpo e não atinge outros órgãos.

Os tipos de câncer de mama mais comuns são:

  • Carcinoma ductal in situ (ou não invasivo): trata-se de uma versão não invasiva da doença, quando as células cancerígenas não invadiram outras áreas do organismo e a chance de metástase é praticamente nula.
  • Carcinoma ductal invasivo: dentre os tipos de câncer de mama, esse é o mais comum. O carcinoma ductal invasivo tem início em um ducto de leite, onde invade a sua parede e chega ao tecido adiposo da mama, podendo se espalhar através da circulação sanguínea ou pelo sistema linfático.
  • Carcinoma lobular in situ (ou não invasivo): esse é um tipo de câncer de mama que surge quando as células cancerígenas se originam nas glândulas produtoras de leite nas mamas, mas não há invasão do tecido mamário adjacente.
  • Carcinoma lobular invasivo: esse tipo de câncer de mama também começa nas glândulas mamárias produtoras de leite, porém pode atingir outros tecidos da mama.
  • Doença de Paget; esse tipo de câncer de mama tem como principal característica o desenvolvimento do tumor com origem no tecido conjuntivo das mamas na região das aréolas e mamilos.
  • Câncer de mama inflamatório: trata-se de um tipo de câncer de mama raro, com sintomas diferentes dos demais tipos. Nesses casos, há um bloqueio dos nódulos linfáticos, impedindo a drenagem adequada das mamas, promovendo um inchaço e não um tumor.

O que é preciso saber sobre o câncer de mama

Como vimos, existem diferentes tipos de câncer de mama, que podem ser silenciosos e assintomáticos ou se manifestar exibindo sintomas variados como dor, vermelhidão, coceira, secreção, sensibilidade, inchaço, entre outros.

Em casos mais avançados do câncer de mama, a doença é capaz de se espalhar para outras partes do nosso corpo.

Portanto, mesmo que o caso seja diagnosticado precocemente e tenha características não invasivas, precisa ser tratado com urgência para impedir a evolução da neoplasia para uma versão invasiva e dificultar o tratamento.

Ter conhecimento e manter seus exames de rotina em dia são os grandes aliados da sua saúde.

Procure por um acompanhamento especializado para iniciar o tratamento adequado o quanto antes. O diagnóstico precoce salva vidas.

Conte com a equipe multidisciplinar da Care Oncologia.

Oncologistas especialistas em câncer de mama, psicólogos, os tratamentos mais avançados e infraestrutura apropriada temos aqui, além de um acompanhamento totalmente acolhedor, humanizado e ético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale
Conosco
Seta direita

Escolha uma
Unidade