Tipos de Câncer de Mama
dezembro 8, 2021
Exibir tudo

O que é Câncer de Mama

Hoje vamos falar do tipo de câncer mais comum entre as mulheres de todo o mundo: o câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é diagnosticar mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil a cada ano.

A doença pode acometer tanto homens quanto mulheres, mas é muito mais comum em mulheres, sendo extremamente raros no sexo masculino.

Vamos entender o que é o câncer de mama?

O que é o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pelo crescimento desordenado das células mamárias consideradas “anormais”, que podem surgir devido às alterações genéticas dessas células ou sofrer mutações influenciadas por fatores externos, o que veremos na seção “fatores de risco”.

Tipos de Câncer de Mama

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns podem se desenvolver rapidamente, enquanto outros têm um desenvolvimento mais lento.

De qualquer forma, o importante é sempre manter os exames de rotina em dia, uma vez que o diagnóstico precoce permite o tratamento adequado no momento oportuno, possibilitando um bom resultado.

Vamos conhecer os tipos mais comuns de câncer de mama:

• Carcinoma ductal invasivo;
  • Carcinoma ductal in situ (ou não invasivo);
  • Carcinoma lobular invasivo;
  • Carcinoma lobular in situ (ou não invasivo);
  • Doença de Paget;
  • Câncer de mama inflamatório.

Fatores de Risco do Câncer de Mama

Os fatores de risco para o surgimento do câncer de mama incluem fatores genéticos, comportamentais e hormonais.

Vamos conhecer um pouco sobre eles:

• Fatores genéticos: histórico familiar de câncer de ovário ou de tumor mamário, ou câncer mamário em homens; alterações nos genes BRCA1 e BRCA2
  • Fatores comportamentais: sedentarismo, ingestão de bebida alcoólica em excesso, obesidade, tabagismo, exposição frequente à radiação ionizante;
  • Fatores hormonais e reprodutivos: primeira menstruação antes dos 12 anos, primeira gestação depois dos 30 anos, não ter filhos, menopausa após os 55 anos, reposição hormonal após a menopausa.

Principais sintomas do Câncer de Mama

O sintoma mais comum do câncer de mama é o surgimento de nódulo, mas existem outros:

• Dor nas mamas ou mamilos;
  • Presença de nódulo, principalmente se tiver bordas irregulares;
  • Pequenos nódulos na região do pescoço ou axilas;
  • Saída de líquido incomum pelos mamilos;
  • Pele da mama retraída, com tom avermelhado ou aparência similar à uma casca de laranja.

Diagnóstico do Câncer de Mama

O diagnóstico do câncer de mama é realizado, inicialmente, por meio de exames de mamografia e ultrassonografia.

Após a detecção do câncer de mama, ainda serão realizados exames complementares para identificar com precisão o tipo de câncer e, assim, determinar o melhor tratamento para aquela neoplasia.

Tratamento do Câncer de Mama

O tratamento do câncer de mama dependerá do estágio e das características do tumor.

Alguns casos precisam combinar mais de um procedimento.

Entre os tratamentos mais comuns, estão:

• Cirurgia de retirada
  • Quimioterapia
  • Radioterapia
  • Hormonioterapia
  • Imunoterapia
  • Anticorpos Monoclonais

Prevenção do Câncer de Mama

É fundamental que a mulher esteja atenta e valorize qualquer alteração que surgir em suas mamas.

Os exames de mamografia e ultrassonografia permitem que o diagnóstico do câncer de mama ocorra ainda numa fase inicial, em que ainda não é detectável pelo exame clínico, aumentando as chances de cura.

A mamografia é o exame que começa a fazer parte da saúde da mulher ao completar 40 anos. Por isso, é fundamental que as pacientes com idade igual ou superior realizem esse exame anualmente — ou conforme for recomendado — para aumentar as chances de diagnóstico precoce e melhorar o resultado do tratamento.